Sinopse - Peça Teatral "O Sistema Me Quebrou"

Comédia fundamentada na realidade do Brasil, país dono recordista da maior Carga Tributária e Encargos Sociais do mundo.

A peça satiriza o Sistema Tributário Brasileiro, enfatizando as dificuldades que as pessoas e empresas encontram para pagar tantos impostos, até suas falências.

O jeitinho brasileiro que os mais espertos e privilegiados driblam o sistema. O papel desenvolvido pelos Órgãos Públicos, com a simulação da criação de uma nova Secretaria de nome fictício, vulga “Secretaria das Reclamações”.

É uma sintética mostra do modelo de atendimento oferecido à nossa sociedade pelos órgãos públicos e através dessa “nova Secretaria”, totalmente dispensável, pelo seu inútil papel de jamais atender as necessidades básicas da população. Nela é focada a nossa realidade de forma bem humorada. Todo retrato desse universo é tratado de forma muito divertida, com rico humor bem peculiar desse cenário, que, muito embora o tema seja sério, essa comédia passa veracidade num modelo altamente satírico.

E por tratar-se de Secretaria das Reclamações, ela recebe todo e qualquer tipo de reclamação, mesmo as mais absurdas. Vale tudo!
A peça é composta por oito personagens em cena e mais alguns personagens fictícios que apenas são mencionados pelos atores, mas que não entram em cena.


PERSONAGENS:
Dr. Medeibem, Ingenuindo, Dr. Rolão, Rolinho, Nadassei, Tantofaz, Jacoitado e Esperança.Também têm seus nomes citados, os personagens e vitimas do SISTEMA, Deusa, Justino e Espertano.

18 comentários:

  1. Oi Deyse.
    Posso lhe garantir que só pela sua sinopse já fiquei gratificada com o conteúdo. Sabe por que?
    Aconteceu comigo algumas das suas citações.
    Na época eu chorei, mas como já superei agora quero rir muito quando a peça estiver em cartaz.
    Parabéns.
    Sucesso!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Deyse, por Deus, você vai lavar a minha alma.
    O enredo é ótimo e pela sinopse acredito que conterá tudo que eu sempre disse pra mim mesmo, mas que queria gritar para o mundo.
    O seu título então nem me fale, é bem isso. O SISTEMA ME QUEBROU, mesmo.Pode acreditar.
    Ainda estou ferrado, mas quero me divertir com esse quadro histórico da minha vida, desgraçado, mas agora da sua forma, engraçado!
    Monta logo essa peça por favor. Faça isso por mim.
    Até e obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Nossa cara, parece até brincadeira, mas não é.
    Essa sua peça Deyse é o meu retrato falado.
    Tô na merda meu por conta desses impostos.
    Mas adorei os nomes dos personagens. Tudo a ver com a realidade mesmo.
    Bota logo essa turma no palco que essa eu quero ver. Faço questão de assistir pra rir um pouco e desabafar. Parabéns pela iniciativa.
    Força.

    ResponderExcluir
  4. Deyse
    Que presentão heim.
    Essa peça é a voz do povo.
    Ta na cara que cada brasileiro se identificará.
    Muito legal, com certeza quero assistir.
    Já que é assim mesmo o jeito é rir. Vamos rir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Deyse
    Esse seu espetáculo é um banho de prazer pra nossa sociedade. Ele diz o que todo ou quase todo brasileiro sente na pele e sempre quis dizer e essa é a grande oportunidade.
    Parabéns pela grande ideia.
    Espero que logo entre em cartaz.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, mulher maravilha... Rs
    Digo isso no bom sentido. É porque antes de lhe deixar a minha mensagem, li no seu blog
    algumas manifestações de terceiros e concordo com eles.
    Essa sua peça tem a cara da sociedade brasileira indignada e puta da vida. E como o sistema não muda, o bom negócio é rir,vamos tirar proveito disso. Pelo menos rir ainda não paga imposto, nãe é????
    Espero que estreie logo.
    AMEI, MUITO BOA, PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  7. Cara Deyse,
    Pelo amor de Deus, heim.
    Sou empresário e sei bem o que é esse sistema, ele quebra mesmo qualquer pessoa que não for bem esperta como esse Dr. Medeibem. Eu adorei os nomes dos personagens e só pelos nomes imagino que seja bem divertido.
    Parabéns pela ideia e toca pra frente. Quero estar na primeira fila.
    Sucesso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Deyse,
    No final do ano passado tive o desprazer de me confrontar numa repartição pública com uma senhora que valia por essas duas. Ela sozinha tinha os perfis das Sras. NADASSEI e TANTOFAZ, personagens dessa sua peça. Nossa, quando li os nomes lembrei na hora e me senti a Jacoitada. Você acertou na mosca! E acho mesmo que a repartição que fui era uma ala dessa secretaria das reclamações.
    Isso significa que sua peça é mais que verdadeira e muito apropriada.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. E aí Deyse,
    Gostei muito dessa comédia. Mandou bem, heim.
    É mesmo o nosso retrato falado satirizado. Tô maravilhado com os nomes dos personagens.
    Não sou um Jacoitado, tô mais para um dr. Rolão, ainda bem e pra minha sorte, mas sei que é bem assim mesmo como você descreve.
    Essa peça não perderei por nada, sei que vou rir muito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Deyse, só DEUS pra ter piedade do povo brasileiro. Santa misericórdia é imposto demais e dinheiro de menos no nosso bolso.
    Esse nosso sistema quebra e mata todos nós que somos honestos. Tem que ser falado e zoado mesmo. O nome é da peça é bem aproriado e quanto aos nomes dos personagens, nosssa, são hilários, demais!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Amei, amei e amei. Pela sinopse, a peça promete arrazar e azarar. Risos a solta e verdades serão reveladas, é isso?
    Essa ideia de mostrar como somos roubados é muito boa!
    Manda bala! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, mulher, que doideira boa é essa? Arrasou, isso é que é dizer o que a gente quer dizer e gritar pro mundo pedindo inteiro ouvir e pedir socorro. É pura verdade.
    Essa parada mata.
    Vai fundo.
    abraço

    ResponderExcluir
  13. Deyse, esse nosso sistema nos quebra e até mata. Não sou um Medeibem da vida na questão dos impostos to mais pra um Jacoitado mesmo.
    Mas achei a sinopse muito onteressante e real.
    Essa eu faço questão de não perder.
    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Olha, Deyse, passei por situação semelhante como empresário, senti na pele o preço de manter uma empresa em atividade tendo que pagar tantos e altos impostos. É pra falir mesmo aqui no Brasil e que Deus nos acuda.
    Mas, legal, quero ver como você retrata isso no teatro.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Onde consigo o texto para eler. Me interessei em ler este texto. meu email é
    markusmarques@gmail.com
    obrigado
    markus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markus, acredito que minha resposta chegue até você bem tardia, não? Não tenho entrado em meu blog e lhe peço desculpas pelo tempo que passou. Ainda tem interesse?
      Abraço.
      Deyse

      Excluir
  16. A SINOPSE É ÓTIMA E CREIO QUE APEÇA TAMBÉM. TEM A CARA DO BRASIL COM TODAS AS SUAS MAZELAS. E COMO AGENTE NÃO CONSEGUE RESOLVER TUDO, PELO MENOS VAMOS RIR DESSA SITUAÇÃO. PERGUNTO; QUANDO ENTRARÁ EM CARTAZ?

    ResponderExcluir
  17. Deyse, um amigo me pediu hoje para ler a sinopse dessa sua peça e de fato ele tem razão. É Excelente! Ela nunca entrou em cartaz? Eu nunca soube. Entrará quando?

    ResponderExcluir